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TJRJ libera licitação para teleférico do Alemão
O desembargador Jessé Torres, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), liberou nesta quinta-feira, dia 25, a continuidade da licitação para a escolha da empresa responsável pela operação do teleférico do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. A decisão atendeu um pedido das empresas Consórcio Rio Teleférico e Providência Teleféricos contra uma liminar da 15ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que em janeiro havia interrompido a concorrência em ação movida pela MPE Engenharia e Serviços.
“Defiro a eficácia suspensiva requerida, porque presentes os requisitos do art. 558 do CPC, além de vislumbrar-se risco invertido contra o interesse público, de cujo sopeso deve cogitar toda decisão liminar em sede mandamental, além do relevante fundamento jurídico e do risco da mora”, afirma o desembargador.
Agravo de instrumento - 0005389-05.2016.8.19.0000
Processo originário - 0496671-90.2015.8.19.0001
Justiça bloqueia bens de 30 acusados de desviar verba da saúde em São Gonçalo
O juiz Euclides de Lima Miranda, da 3ª Vara Cível de São Gonçalo, decretou a indisponibilidade dos bens de 30 envolvidos em um esquema de desvios de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os autos processuais, entre 2005 e 2010 foram desviados mais de R$ 35 milhões dos cofres municipais. A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público.
Entre os réus estão o ex-presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Aristeo Eduardo Teixeira da Silveira (Eduardo Gordo), o deputado estadual Rafael do Gordo e o ex-secretário municipal Marcio Panisset, além de servidores públicos e donos de clínicas e laboratórios conveniados ao SUS. Todos são acusados de praticar crimes contra a administração pública, como falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva e prevaricação.
Segundo o magistrado, há indícios da prática dos crimes. “Ao que se apura dos Inquéritos Civis em apenso, há sérios indicativos da prática de crimes contra a administração pública. Com efeito, as provas colhidas no Inquérito Civil apontam para a existência de desvio de recursos públicos, com evidente prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito dos participantes do processo”, avalia o juiz Euclides de Lima Miranda.
De acordo com os autos do processo, sócios e administradores de clínicas e laboratórios providenciavam a falsificação das guias de atendimento, inserindo dados fictícios de supostos pacientes para simular atendimentos inexistentes, que seriam cobrados posteriormente do SUS. Além disso, adulteravam o valor de seus faturamentos mensais, cobrando uma quantia não demonstrada na prestação de contas. Ao receber os repasses do SUS, os réus faziam diversas transferências bancárias entre si e seus familiares.
Os réus que tiveram os bens bloqueados foram Aristeo Eduardo Teixeira da Silveira, Aristeu Raphael Lima da Silveira, Ana Maria Viegas de Lima, Alberto Carlos Porto Diaz André, Paulo Cesar de Castro, Einars Wilis Sturms, Marcio Panisset, Rodrigo Auni Machado, Maria Cristina Gomes da Silva Frazão, Sergio Rodrigues Frazão, Laboratório de Análies Clínicas Dr Nivio Pedro Martini Ltda, Nivio Pedro Martini Filho, Clinica Medica e Oftalmológica Veja Bem Ltda, Moisés Mato Lapido, Rafael Meireles Zava, Clinica Medica Odontológica Barro Vermelho, Wagner Augusto Oliveira Naciff, Fabiano Sampaio Naciff, Helena Oliveira da Rocha, Sandra Vargas Martini, Nadia Machado de Oliveira, Narf Ferro Velho Ltda, Sociedade Clínica Porto da Pedra, Andrea Machado de Oliveira, Pedro Paulo Lopes Netto, Oliveira & Prates Assessoria Jurídica, Ayrton Prates de Paula, Reinaldo Pereira da Silva, Espaço Ella Instituto de Beleza Ltda e Angelica Machado Sarda Dias.
Processo: 0011234-06.2016.8.19.0004
Prefeitura e Rio Ônibus são condenados por cobrança indevida do Bilhete Único Carioca Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 24/02/2016 16:55
Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio condenaram, por unanimidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus) a pagar indenização pela cobrança de tarifa diferenciada, no valor estabelecido para utilização do Bilhete Único Carioca, nas viagens de ônibus onde os passageiros não utilizaram mais de um transporte coletivo, no período de 06/11/2010 a 31/05/2013. Os magistrados, na sessão do dia 17 de fevereiro, acompanharam o voto do relator, desembargador Paulo Sérgio Prestes dos Santos, que julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
“Voto no sentido de condenar os réus solidariamente, na obrigação de pagar indenização fundada em danos sociais, correspondente às diferenças pagas a maior pelos usuários do sistema de transporte coletivo, calculadas com base na multiplicação pelo número de deslocamentos que deveriam ter sido cobrados como tarifa simples e foram remunerados como tarifa diferenciada (Bilhete Único), no intervalo compreendido no período de 06/11/2010 a 31/05/2013”, destacou o desembargador. O total devido será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados previsto no art. 13 da Lei no 7.347/85.
No seu voto, o relator avaliou que, nas viagens de ônibus onde os passageiros não utilizaram mais de um transporte, as empresas não poderiam cobrar o valor de R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos), estabelecido para o Bilhete Único Carioca na época de sua implantação em 2010, mas sim, de R$ 2,35 (dois reais e trinta e cinco centavos), que era o valor da tarifa simples à época vigente, já com o único reajuste anual autorizado que passou a vigorar o mês de fevereiro/2010.
“No período compreendido entre o início das operações do benefício tarifário do Bilhete Único Carioca (06/11/2010) e a véspera da entrada em vigor da tarifa única de R$2,95 (28/05/2013) permaneceu existente, válida e eficaz a tarifa de parâmetro (modal, básica, simples etc) fixada em R$2,35 pelo Decreto 31.885/10. Significa dizer que uma infinidade de usuários — pessoas indeterminadas, porém quantificáveis — ao longo desse período utilizou-se de apenas um deslocamento (isto é, sem transbordo) e foi cobrada pelo valor correspondente ao benefício tarifário sequer usufruído”, frisou o relator.
Na decisão o relator destacou as diferenças estabelecidas a cada ano, desde 2010, entre o valor da tarifa simples e o valor atualizado da tarifa do Bilhete Único, pela Prefeitura do Rio. Se em 2010 a diferença das duas tarifas foi de R$ 0,05 (cinco centavos), no ano seguinte, aumentou para R$ 0,15 (quinze centavos); em 2012, para R$ 0,40 (quarenta centavos); e, em 2013, para R$ 0,55 (cinquenta e cinco centavos).
“Assim, as diferenças mencionadas acima (R$0,05; R$0,15; R$0,40 e R$0,55) devem ser multiplicados pelo número de tarifas benéficas não utilizadas integralmente (número de viagens iniciais cobradas sob a forma de Bilhete Único, porém sem a utilização do direito ao transbordo) faturadas nos períodos consignados, isto é, desde 06/11/2010 (data do início das operações do Bilhete Único Carioca) até 31/05/2013 (véspera do reajuste tarifário que instituiu a tarifa única)”, destacou.
Apelação Cível nº 0198586-29.2010.8.19.0001
TJ do Rio rejeita recurso da Cedae para cobrança da taxa de esgoto
Os desembargadores da 11ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, rejeitaram, por unanimidade, em sessão na tarde desta quarta-feira, dia 24, o recurso da Cedae contra a decisão para que a concessionária se abstivesse de cobrar taxa de esgoto, onde não prestasse o serviço.
A ação foi movida por um morador de Magalhães Bastos, na Zona Norte do Rio, alegando que a cobrança mensal, de R$ 127,99, era indevida já que o serviço não era prestado na localidade da sua residência, com o despejo dos resíduos na rede pluvial do bairro. Ele ainda pediu a devolução dos valores pagos nos últimos 10 anos, atualizados monetariamente.
Processo nº 0173960-09.2011.8.19.0001
Presidente da Riotur e L21 terão de devolver R$ 5 milhões gastos com bailes
A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, condenou o presidente da Riotur, Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello, e a empresa L21 Participações, do empresário Luiz André Buono Calainho, a devolverem aos cofres públicos um total de R$ 5.155.000,00, acrescidos de juros e correção monetária. O valor foi gasto com realização de bailes de carnaval, em 2011 e 2012, em contratos que, segundo a sentença, teriam favorecido a empresa privada, configurando o desvio de finalidade pública.
A sentença julgou procedente uma ação popular que pedia a declaração de nulidade dos contratos, firmados com dispensa de licitação, e a condenação dos réus pelo mau emprego de verba pública. Em 2012, foram liberados R$ 2.950.000,00 para a realização da festa. No ano anterior, o aporte foi de R$ 2.205.000,00. De acordo com relatórios do Tribunal de Contas do Município, os bailes teriam ainda sido patrocinados por outros empresas privadas, cujas marcas obtiveram maior destaque publicitário.
Na decisão, a juíza destaca que a escolha do administrador em copatrocinar bailes privados, cuja duplicidade de financiamento sequer foi afastada, mostra-se completamente divorciada dos princípios da moralidade, eficiência e da política publica de real favorecimento à cultura popular.
“Por muito esforço que se faça, não se consegue conceber que o cofinanciamento de bailes de carnaval fechados cujos ingressos foram vendidos a R$ 250,00 e R$ 500,00 represente incentivo à cultura popular e tradições históricas da cidade, ao contrário, evidencia a garantia do investidor privado de lucro subsidiado pelos cofres públicos”, concluiu a magistrada.
Processo 0148437-58.2012.8.19.0001
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