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Subseção faz abaixo-assinado para acabar com cobrança indevida de esgoto
A coleta de assinaturas começou na segunda-feira 24 de novembro, e até quinta-feira, dia 4, já havia angariado apoio de cerca de 6 mil pessoas. O documento será entregue em uma reunião com governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Cedae, Wagner Victer, que deverá acontecer na primeira quinzena de janeiro.
Em dezembro de 2013, em audiência pública realizada pela Seccional e pela 29ª Subseção, a entidade decidiu ingressar com uma ação civil pública e pedir a produção antecipada de provas para constatar que, na área, não há nem nunca houve realização de nenhuma das etapas do tratamento de esgoto sanitário e sua cobrança é, portanto, indevida.
Prefeitura declara que Cedae nunca foi responsável pelas galerias pluviais
Um grupo de advogados que atua na região e apoia a iniciativa da Ordem de fazer o abaixo-assinado também ofereceram documentos que comprovam a denúncia de que anteriormente a Cedae e atualmente a Foz Águas 5 realizam cobranças de taxa de esgoto dos moradores sem prestar efetivamente o serviço. A Cedae ainda fez alegações em juízo, em momentos diferentes, que se contradizem - ora dizendo que prestava integralmente o serviço, ora que o fazia parcialmente, e inclusive admitindo que não realizava o serviço.
No mesmo documento, a Diretoria de Saneamento afirma, em relação à implantação e conservação das Galerias de Águas Pluviais (GAPs), que a Secretaria Municipal de Obras (SMO) é o órgão responsável pela implantação na Área de Planejamento 5 (AP-5, que corresponde à zona oeste), serviço complementado pela Secretaria Municipal de conservação (Seconserva).
Ou seja, as empresas não apenas cobram pelo serviço sem realizá-lo efetivamente, mas declaram em juízo que têm autorização para realizar um serviço sem tê-la efetivamente. "Diante das inúmeras ações judiciais contra a Cedae, sabendo que não presta nenhum dos serviços de esgotamento à população de Campo Grande, a empresa mente em juízo afirmando que o faz. Aqui não há rede de coleta de esgoto pública, só galerias pluviais. Para não perder as ações, a Cedae vem mentindo e induzindo os juízes a erro dizendo que ela é a detentora da concessão do serviço e que coleta esgoto das residências para as galerias pluviais”, denuncia a advogada Aline Maia, reforçando o argumento de que as GAPs não poderiam receber efluentes não tratados.
Dano ambiental
A advogada acrescenta que devido à ausência de rede coletora de esgoto, os próprios moradores fizeram a ligação entre o esgoto doméstico e as GAPs, para evitar que o esgoto jorrasse a céu aberto nas calçadas. "A Cedae diz que é ela que faz a manutenção e desobstrução das galerias. Tenho fotos que comprovam que quem faz isso é a prefeitura e a Fundação Rio Águas. A Cedae não participa", completou Aline.
Celso Cordeiro citou a RESP 1339 do STJ, que declara que: "a Cedae não só realiza a manutenção e desobstrução das ligações de esgoto que são conectadas ao sistema público de esgotamento, como também trata o lodo nele gerado". O advogado lembra que a Rio Águas declarou que a Cedae não é responsável pelo serviço.
Investimento de 2 bilhões não foi feito
Segundo Celso Cordeiro, quando começou a sofrer ações judiciais, a Cedae transferiu a responsabilidade para a prefeitura do Rio de Janeiro, que fez então uma licitação para serviço de esgotamento vencida pela Foz Águas 5. A cobrança indevida deixou então de ser feita pela Cedae, mas não cessou – a Foz Águas teria declarado que as ações para impedimento da cobrança se referiam apenas à Cedae.
Em seu site, a empresa declara que "a Foz Águas 5 e a Prefeitura do Rio de Janeiro estão juntas em uma das iniciativas mais ousadas e abrangentes no que diz respeito ao saneamento básico no Brasil: a concessão para a prestação dos serviços de esgotamento sanitário e gestão comercial na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A concessionária tem como responsabilidade coletar e tratar o esgoto doméstico investindo na implantação de redes coletoras, coletores-tronco e estações de tratamento em toda a região. O contrato é fiscalizado pela Fundação Rio-Águas. O serviço de abastecimento de água permanece sob controle da NOVA CEDAE".
A Foz Águas 5 também declara que nos próximos dez anos serão investidos 1,8 bilhão de reais. "Com isso, a concessionária vai tratar 100% do esgoto de 70% coletado", justifica no site. Porém, a OAB/Campo Grande denuncia que não foi feito nenhum investimento na construção da rede. "Como a construção está projetada para encerrar em 2019, até lá as cobranças indevidas da população vão acabar garantindo o investimento de quase 2 bilhões, que a Foz Águas 5 assumiu fazer ela própria ao vencer a licitação, na construção da estação de tratamento", criticou Mauro Pereira.
Juízes, advogados e servidores estão dispensados de terno no TRT durante verão
Obrigatoriedade do traje está mantida em audiências, sessões das Turmas, Especializadas, do Órgão Especial e Tribunal Pleno
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Presidente nacional da OAB divulga Manifesto de Combate à Corrupção
Brasília – Por ocasião de sua participação no 10º Fórum Brasileiro de Controle da Administração Pública, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, divulgou mais uma vez o Manifesto de Combate à Corrupção.
O presidente comentou a importância do documento e do tema para a sociedade brasileira – a quem o Manifesto é dirigido – na presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio Ramos de Castro.
Em sua fala, Marcus Vinicius reiterou que a OAB entende que a junção da reforma política com a punição dos responsáveis e um plano anticorrupção tornará o Brasil uma nação mais competitiva e, sobretudo, republicana.
Para ele, “uma reforma política democrática é basilar, assim como a valorização da advocacia pública como de Estado e não de Governo, o distanciamento das empresas do pleito eleitoral, a responsabilização exemplar dos culpados em todas as esferas, a criminalização do caixa dois em campanhas, entre outras medidas”.
Confira a íntegra do Manifesto:
MANIFESTO À SOCIEDADE BRASILEIRA
aprovado por unanimidade pelo Plenário do Conselho Federal da OAB a partir de proposta da Diretoria Nacional da Entidade
A corrupção é uma chaga que drena os recursos públicos que poderiam ser investidos na garantia dos direitos fundamentais. Os valores apropriados por gestores públicos e empresários subtraem verbas destinadas à saúde, à educação e aos serviços públicos essenciais. A corrupção é a negação da República. A endêmica apropriação privada dos recursos públicos, em todos os níveis de governo, é um obstáculo ao pleno desenvolvimento do Brasil como Nação moderna.
A apropriação ilícita de bens e valores públicos subsiste em nosso tempo sob a forma de fraudes em processos licitatórios e outros graves desvios em procedimentos administrativos. Nossa sociedade mais uma vez se choca, presentemente, com a divulgação dos fatos relativos às investigações de corrupção em curso no País.
Não cabe à OAB pedir a condenação ou a absolvição de acusados, nem comentar casos submetidos à apreciação judicial. Mas, tem o dever institucional de declarar que o povo brasileiro exige a investigação minuciosa de todos os fatos, bem como a responsabilização civil, administrativa e criminal dos autores dos delitos apurados. Por meio da investigação profunda dos ilícitos e da responsabilização dos culpados o Brasil crescerá como Nação, deixando claro para a sociedade brasileira e a comunidade internacional nossa mais grave rejeição quanto a essas ações inescrupulosas.
Alertamos que o propósito de investigar profundamente não pode implicar a violação dos princípios básicos do Estado de Direito. É inadmissível que prisões provisórias se justifiquem para forçar a confissão de acusados. O combate à corrupção não legitima o atentado à liberdade. No Estado Democrático de Direito, em cujo cerne encontra-se o princípio da dignidade da pessoa humana, outra não pode ser a orientação.
A OAB defende o cumprimento da Constituição da República por todos os brasileiros, independentemente de condição social ou econômica. Os postulados do devido processo legal, do direito de defesa e da presunção de inocência são valores que devem nortear a convivência civilizada em uma sociedade democrática, com a proteção do ser humano contra o uso arbitrário do poder.
Além da profunda investigação dos fatos ilícitos, temos que enfrentar a tarefa de por fim aos estímulos sistêmicos à prática da corrupção, e o financiamento empresarial de campanhas eleitorais é o incentivo principal.
O Brasil necessita de uma urgente reforma política democrática e republicana. O atual sistema eleitoral torna as eleições brasileiras caríssimas. O financiamento de campanhas por empresas privadas cria uma sobreposição venenosa entre política e interesses empresariais, e precisa ser urgentemente extirpado das eleições que realizamos a cada dois anos.
A cidadania celebra a rejeição pelo Supremo Tribunal Federal do financiamento empresarial das campanhas eleitorais, por meio da manifestação já de sua maioria na Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4650, proposta pela OAB, pugnando pelo seu rápido julgamento.
A Ordem dos Advogados do Brasil elaborou um Plano de Combate à Corrupção contendo os pontos a seguir relacionados:
- Regulamentação da Lei 12.846, de 2013, denominada Lei Anticorrupção, que pune as empresas corruptoras.
- Fim do financiamento empresarial em candidatos e partidos políticos, bem como estabelecimento de limites para contribuições de pessoas físicas.
- Criminalização do Caixa 2 de campanha eleitoral.
- Aplicação da Lei Complementar 135, denominada Lei da Ficha Limpa, para todos os cargos públicos.
- Fortalecimento e ampliação de sistemas que façam a interligação de informações entre os órgãos responsáveis pela aplicação da lei anticorrupção e pela apuração do Caixa 2 de campanha eleitoral, a exemplo da Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), com a inclusão do sistema financeiro, órgãos de registro de propriedade, como cartórios, Tribunais de Contas, ABIN, Receita Federal e Polícia Federal.
- Exigência do cumprimento fiel, em todos os órgãos públicos, da Lei de Transparência, proporcionando fácil acesso às informações. - Garantia da autonomia às instituições públicas que controlam e combatem a corrupção, como a Controladoria Geral da União, dotando-as de recursos humanos qualificados, com dotação orçamentária capaz de permitir a permanente fiscalização da aplicação dos recursos públicos, estabelecendo-se o mandato de quatro anos para o Controlador Geral.
- Cumprimento da ordem cronológica no pagamento das contas públicas e fixação de critérios objetivos para as exceções previstas no artigo 5º da Lei 8.666, de 1993.
- Instituição da existência de sinais exteriores de riqueza incompatíveis com a renda e o patrimônio como causa para perda do cargo público e bloqueio dos bens.
- Redução drástica dos cargos de livre nomeação no serviço público, priorizando os servidores de carreira e concursados.
- Aprovação de projetos de leis definidores de uma profissionalização da Administração Pública, com a redução extrema dos espaços ocupados por agentes não-detentores de cargos efetivos e concursados, sendo importante incorporar, nessas iniciativas, instrumentos voltados para: a) reduzir influências corporativas indevidas; b) definição de critérios objetivos para ocupação dos postos de direção por servidores de carreira; c) limitação de tempo para o exercício dessas funções de direção por ocupantes de cargos efetivos; d) definição de “quarentenas”, sem o exercício de cargos comissionados, depois da ocupação desses espaços por servidores concursados.
- Valorização da Advocacia Pública, como instituição de Estado e não de governo, notadamente nas áreas de assessoria e consultoria jurídicas, constituindo um importantíssimo e efetivo instrumento de controle preventivo de desvios e ilícitos das mais variadas naturezas no âmbito da Administração Pública, conferindo-lhe autonomia administrativa e financeira para o regular exercício de suas funções.
- Fortalecimento do sistema de controle interno e auditoria em todos os órgãos públicos, especialmente aparelhando de forma adequada a auditoria do Sistema Único de Saúde – DENASUS.
- Estabelecimento de uma política nacional de cultura e educação, estimulando a conduta ética.
A sociedade reclama dos Poderes Legislativo e Executivo a adoção de tais medidas. A conjugação entre a apuração profunda de todos os casos de malversação de recursos públicos, a reforma política, a mobilização popular e a implantação do Plano de Combate à Corrupção resultará no aperfeiçoamento das práticas administrativas e no amadurecimento do Brasil como República democrática.
Plenário do Conselho Federal da OAB,
Sala de Sessões, Brasília, 2 de dezembro de 2014.
Deape entrega doações a crianças do Inca
O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participou, na terça-feira, dia 2 de dezembro, da festa de Natal do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A campanha do Tribunal de Justiça a favor da Instituição, que contou com servidores e usuários de todo o Estado do Rio de Janeiro, contribuiu para a entrega de 314 Kits com brinquedos para as crianças pacientes de câncer .
Além dos brinquedos, também foram doados cerca de quatro toneladas de alimentos que serão utilizados na confecção de 600 cestas básicas para serem distribuídas mensalmente a pacientes e familiares dos atendidos. O Deape agradece a colaboração de todos, sem os quais a campanha não teria êxito.
Para quem ainda não fez a sua doação e gostaria de colaborar com o Inca, os telefones da central de doações são: 3207-4575 /3207-4574
Deu no G1: Pesquisa Ibope indica 39% satisfeitos com a democracia
Brasília - Confira a matéria publicada, neste domingo (7), no G1, sobre a Pesquisa Ibope divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" que mostra, neste ano, 39% dos entrevistados – 13 pontos percentuais a mais que no ano passado – se dizem "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com a democracia brasileira.
A pesquisa é feita anualmente. De acordo com o jornal, o índice era de 26% em 2013. O nível é o maior desde 2010, quando 48% se diziam "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com o regime democrático.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de novembro em todas as regiões do país, informou a publicação. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A taxa dos "pouco satisfeitos" com a democracia caiu de 40% no ano passado para 30% neste ano e dos "nada satisfeitos", de 29% para 22%.
Dentre os entrevistados, 46% disseram que, apesar dos escândalos de corrupção, preferem a democracia a qualquer outra forma de governo. Para 20%, "em algumas circunstâncias", um governo autoritário pode ser preferível em relação a um democrático, e 18% se disseram indiferentes em relação ao tipo de regime.
A pesquisa também perguntou aos eleitores se uma democracia pode pode funcionar sem partidos políticos e sem Congresso.
Segundo informou o jornal, para 43%, não há democracia sem partidos políticos – 36% dizem que isso é possível e 21% não responderam. Em relação ao Congresso, 47% dizem que é necessário e 30% afirmam que não é.
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